segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Políticas Públicas de Cultura: Avanços e Desafios no Brasil e em Minas Gerais

Ana Torga, jornalista e  integrante da equipe comunicação colaborativa

Mesa de abertura: José Marcio Barros (Coordenador Geral do Seminário), Marcelo Santos (Gerente de Arte e Cultura da Fundação ArcelorMittal, patrocinador do Pensar e Agir com a Cultura), Patricia Avellar (Representante da Fundação Clóvis Salgado), Luciano Magela Roza (Secretário de Cultura da Prefeitura de João Monlevade) e Alexandre Marques (Representante da Secretaria de Educação e Cultura de Teófilo Otoni).

.
 

 
 Debate: Uma reflexão sobra as políticas públicas para a cultura dos últimos oito anos em âmbito nacional e regional. Expositores: Isaura Botelho (Consultora em Políticas Culturais) e Chico Pelúcio (Diretor Geral do Galpão Cine Horto). Coordenador de mesa: José Oliveira Junior (Coordenador do Programa Pensar e Agir com a Cultura e Observatório da Diversidade Cultural).

 Isaura Botelho falou sobre os avanços dos últimos 8 anos nas políticas públicas culturais e mais: "A Cultura passa a ser considerada em sua dimensão antropológica, o que significa assumida em sua dimensão simbólica da existência social brasileira, como conjunto dinâmico de todos os atos criativos do nosso povo, aquilo que em cada objeto que um brasileiro produz, transcede o aspecto meramente técnico. Cultura como 'uzina' de símbolos de cada comunidade, de cada nação. Este construtor de identidade, espaço de realização da cidadania."


Chico Pelúcio relatou a importância de conhecer como funciona o sistema nacional de cultura e ainda: "O Estado tem obrigações constitucionais com a arte, com  a cultura. (...) Outro avanço nos últimos anos  foi a organização da sociedade civil. Acho que nós entendemos que qualquer política não vai ser construída sem a participação da sociedade civil."

 Público formado pelos alunos do curso Pensar e Agir com a Cultura, edição 2010.


2 comentários:

GiselleXL disse...

Ana! Veio com o que estava faltando neste blog... as imagens! Manda mais!

Leandro disse...

Pois é Ana. Vamos colocar mais imagens nisso aqui. Retratar visualmente o que a gente registrou por lá. Falar nisso, e os nossos áudios?